Promoções Cotações Rádio Cotrirosa Acessar FTP Acessar Webmail Fale Conosco

10/08/2017

40ª Expointer é lançada no Theatro São Pedro

“O campo cria o futuro” é o tema da Expointer 2017, que acontece de 26 de agosto a 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O lançamento da feira ocorreu no Theatro São Pedro, na manhã desta quinta-feira (10/8). O destaque deste ano é a comemoração das 40 edições de um dos maiores palcos da agropecuária na América Latina.

A celebração teve a apresentação do humorista Jair Kobe, o Guri de Uruguaiana, da Orquestra de Câmara do teatro e do CTG Rancho da Saudade. Vídeos contaram a história da feira e de quem fez a Expointer chegar a ser o que é hoje. Os cantores gaúchos Elton Saldanha, Daniel Torres e Erlon Péricles interpretaram a música tema dessa edição, “40 anos de História”.

“A cada edição da Expointer, celebramos a força do campo e dos nossos produtores, que mantêm seu dinamismo mesmo diante das dificuldades e seguem mostrando ao mundo o que há de melhor na agricultura e na pecuária do Rio Grande do Sul”, disse o governador José Ivo Sartori. Ele ainda salientou que a Expointer é um evento consolidado, porque é resultado de uma construção coletiva.

Sartori aproveitou para agradecer às entidades parceiras e ressaltar a importância do agronegócio na economia gaúcha. “Vivemos tempos de travessia no Estado. E na caminhada rumo ao futuro, a Expointer é uma grande motivação. Uma clara demonstração da pujança, da superação e do potencial do setor primário no Estado. Porque o campo cria o futuro. E o nosso futuro é o Rio Grande”, afirmou Sartori.

Ao final da fala do governador, subiram ao palco o neto do ex-secretário de Agricultura, Luciano Machado – responsável pela transferência da feira do bairro Menino Deus para Esteio -, também Luciano Machado; e o filho do ex-secretário da Agricultura Edgar Sim – que levou a mostra para o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, em 1972 -, Carlos Sim. Acompanhados do secretário da Agricutura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, apresentaram a bandeira original da Expointer de 1972.

Participaram do evento o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, deputados, secretários de Estado e dirigentes das entidades promotoras da 40ª Expointer: o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius o presidente do Simers, Cláudio Bier; o diretor da Farsul, Francisco Schardong; o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva; o presidente da Febrac, Eduardo Finco; e o presidente da ABCC, Eduardo Sune.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, destacou em seu depoimento (exibido em vídeo) que a Ocergs sempre esteve presente na Expointer.

“Consideramos a feira como uma universidade do saber do campo, onde os produtores trazem o que de melhor fazem no campo, no agronegócio, onde os fabricantes de máquinas agrícolas e implementos apresentam as suas novidades e há um encontro entre a oferta e a procura, juntamente com a população urbana da Grande Porto Alegre. As cooperativas estão presentes sempre e também trazem as suas novidades e a Ocergs, com a sua nova sede instalada no Parque Assis Brasil, quer abrigar todo o processo cooperativo para que possamos estar bem presentes e dar continuidade a esse grande evento, essa grande universidade do saber cooperativo do campo e o do saber do agronegócio do campo”.

Estiveram presentes pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS, o superintendente técnico-operacional, Gerson Lauermann, além de analistas técnicos e administrativos da entidade.

Fonte: Ocergs/RS

Voltar Topo
Página Inicial Supermercados Promoções Cotações Notícias Rádio Cotrirosa Metereologia Galeria de Imagens Fale Conosco Página Inicial GH|Agência Digital