skip to Main Content
Safra De Grãos Vai Passar De 250 Milhões De Toneladas

Safra de grãos vai passar de 250 milhões de toneladas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgou na manhã desta terça-feira (12), números que já eram esperados pelo setor: estimativa de safra recorde. Mesmo com os impactos da estiagem na Região Sul sobre a produtividade de soja e milho, o volume da produção de grãos no país está estimado em 250,9 milhões de toneladas, 3,6% ou 8,8 milhões de toneladas a mais que na safra anterior.

O levantamento aponta que as culturas de primeira safra estão com a colheita praticamente encerrada e a conclusão da produção ainda depende do comportamento climático nas culturas de segunda safra, que se encontram em estágio avançado de desenvolvimento. Em relação às culturas de terceira safra e de inverno, o plantio ainda está em andamento. Com relação à área plantada, a estimativa é de um crescimento de 3,5%, ou 2,2 milhões de hectares em relação à safra passada, que significa um total de 65,5 milhões de hectares.

Soja em destaque

A oleaginosa deve ter um ganho de 4,6%, resultando em 120,3 milhões de toneladas. Com o avanço da colheita no Rio Grande do Sul, foi confirmado o menor rendimento ocasionado pelas condições climáticas desfavoráveis.

Milho: mais de 100 milhões de toneladas

A produção do milho primeira safra é de 25,3 milhões de toneladas, 1,5% inferior à safra passada. O milho segunda safra deverá ter uma produção de 75,9 milhões de toneladas, com área total de 13,8 milhões de ha, um crescimento de 7%. Já o milho terceira safra deverá alcançar uma produção de 1,17 milhão de toneladas, com uma área plantada de 511,2 mil hectares. Para o milho total, que é o somatório dos três, a produção deverá ser de 102,3 milhões de toneladas com área de 18,5 milhões de hectares.

Feijão:menos área mais produção

A produção de feijão primeira safra ficará em 1,08 milhão de toneladas, 8,9% superior ao volume produzido no período anterior. O feijão segunda safra deve alcançar uma produção de 1,24 milhão de toneladas. A colheita já está iniciada. Estima-se uma redução de 0,8% na área cultivada. O feijão terceira safra está em fase de plantio. A área está estimada em 589,5 mil hectares, com um crescimento de 1,5% sobre a área da safra anterior. O feijão total apresenta uma produção de 3 milhões de toneladas e uma área de 2,9 milhões de hectares.

Arroz: em alta

A colheita do arroz está próxima de se encerrar. A produção está estimada em 10,8 milhões de toneladas, 3,9% superior ao volume produzido na safra passada. Dessas, 9,9 milhões de toneladas em áreas de cultivo irrigado e o restante em áreas de plantio de sequeiro.

Outras culturas

As condições climáticas vêm favorecendo o desenvolvimento do algodão. Esta cultura deverá ter uma produção de 2,88 milhões de toneladas de pluma, 3,6% superior à safra passada. Sobre as culturas de inverno (aveia, canola, centeio, cevada, trigo e triticale), o plantio ainda está no início. Deve ocorrer um crescimento de 2% na área plantada, com destaque para o trigo. O plantio em andamento mostra boas perspectivas, com crescimento de 2,4% na área a ser cultivada, 2,1 milhões de hectares ao todo, e uma produção de 5,4 milhões de toneladas.

Fonte: Agrolink